Descubra qual o propósito de você sentir medo | Dr. Carlos Veiga Jr.
446
post-template-default,single,single-post,postid-446,single-format-standard,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,columns-4,qode-theme-ver-13.9,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Descubra Qual o Significado do Medo em sua Vida

Você sabe qual é o significado do medo em sua vida? Qual o seu propósito? Em geral, tudo que fazemos é reagir frente ao medo sem questioná-lo, para que a sensação de medo perpetue o medo de sentir medo. Do que o medo vai me salvar?

O medo acaba sendo recorrente e parece invencível, porque há uma parte de nós que ainda quer sentir medo.

Acreditamos que esse sentimento vai nos ajudar, cremos que o medo tem alguma serventia. Cremos que ele pode evitar que algo aconteça, como se as coisas acontecessem por acaso. Entretanto, sabemos que o acaso não existe:  tudo neste universo está em equilíbrio e tem o seu para quê.

Situamos nossa atenção no sentido do medo deliberada e inconscientemente. Há uma intenção clara em focar no medo, porém, o fazemos tão rápido que não percebemos.

Nossa percepção é mais lenta do que nossa capacidade de decidir o que queremos, e isto visto de perto é brutal, significa que não estamos tomando decisões, estamos sendo tomados por elas. Estas decisões são tão rápidas que não somos capazes de perceber.

A mente inconsciente funciona com base na reação. Ela está programada para defender a vida. Se tivéssemos que processar racionalmente todas as percepções e interpretá-las antes de reagir, não teríamos sobrevivido como espécie.

Vamos ver como o mecanismo. Tudo começa com uma reação muito rápida, imperceptível. Esta reação condiciona nossa forma de perceber o entorno. Porém, esta percepção condicionada gera uma interpretação do contexto e esta interpretação cria a realidade.

Imediatamente a mente julga esta “realidade” e a re-interpreta de acordo com os filtros individuais de cada pessoa (suas crenças). Isto nos provoca uma emoção e esta emoção valida e confirma o que foi visto, dando uma sensação de razão.

Fazemos este processo de forma tão rápida que pensamos que as coisas são como nós as vemos e isto é uma mentira.

Como lidar com o significado do medo?

O medo é um pensamento que nos dissocia do presente, ou seja, nos tira do agora. Quando identificamos o pensamento que está por trás do medo, podemos perguntar:

É certo este medo?

Este medo vai realmente me ajudar? 

Ao fazer estas perguntas veremos que a resposta é…..não sei!

O pensamento de medo sempre nos diz algo sobre o futuro. A mente escapa do presente e passamos a temer algo que não está aqui, que não está acontecendo agora.

O medo sempre fala do que aconteceu ou do que vai acontecer.

Por fim, se formos honestos na hora de avaliar isso de perto, nos abriremos a experimentar o momento presente e poderemos descansar em paz, porque este pensamento de medo não está nos informando de nada, nem está falando de nada que seja verdade para este momento.

Portanto, é um pensamento que está mentindo. Mas só podemos descobrir isto auto indagando-nos, usando o medo como um guia, dando-lhe as boas vindas.

Porque ele é como um mensageiro que bate à nossa porta para informar que estamos escapando do agora e abrindo mão do único instante em que a vida acontece.

Agora que você já entende o significado do medo, como você vai lidar com ele? Conta para a gente nos comentários!

Se você quiser saber mais, na prática, como se livrar do medo, participe da minha próxima Palestra Presencial em São Paulo, no dia 06 de abril. 

Você entenderá como funciona o método do Gerenciamento BioEmocional e poderá tirar todas as suas dúvidas diretamente comigo!

Clique AQUI para saber os detalhes. Será um prazer ter você lá.

4 Comentários
  • Marta
    Postado às 09:37h, 15 julho Responder

    Tenho muito medo de tudo e me cansa este permanente estado de alerta
    Tentando agora com muito esforço viver no agora e tive tempo de ter acesso a estes artigos
    Quem sabe pode me ajudar?

  • Carlos Veiga Jr
    Postado às 17:14h, 03 setembro Responder

    Marta, temos um instinto de sobrevivência muito aguçado, se sentimos medo é porque inconscientemente temos certeza de que este medo vai nos ajudar de alguma maneira, ainda esperamos tirar proveito dele, acreditamos de que de alguma forma é benéfico. Por certo que este artigo pode lhe ajudar, leia e releia com atenção, pratique nossas sugestões, auto-indague-se constantemente em relação ao “PARA QUE” de sentir medo, e o que este mensageiro está tentando te comunicar. É necessário muita honestidade e intensão clara na identificação das origens do medo. O mais comum é que a mente encontre justificativas para seguir sem investigar.

  • Controlar a ansiedade: desafio da atualidade | Dr. Carlos Veiga Jr.
    Postado às 20:25h, 03 setembro Responder

    […] treinamos a mente para permanecer ativa na sua função reconhecemos facilmente quando o medo não é real, quando ele é fruto da […]

  • Dalva Antunes
    Postado às 09:53h, 05 abril Responder

    Dr. Carlos,
    Vc dará essa palestra no Rio?
    O medo sempre me trava de fazer mudanças em minha vida. Por vezes, me sinto, presa, sem poder para sair do lugar.
    Obrigada pela atenção.

Postar Comentário